Back to narratives

Escolas negras do Rio de Janeiro Imperial

View the narrative

Description

Uma breve espiada no relógio revelava que já estava quase no horário da aula. Carregando consigo alguns materiais, o aluno apressa um pouco mais o passo. “Não quero chegar atrasado”, pensa ele enquanto vai costurando caminho em meio às pessoas que tranquilamente andam pelas calçadas das ruas situadas nas imediações da escola. 

Enquanto isso, o professor vai se acomodando na sala. Na sua mente ele organiza as últimas ideias e o modo como pretende abordar o conteúdo destinado àquele dia. Nesse meio tempo os estudantes vão chegando. Um a um eles se assentam nas suas carteiras entre risos, cumprimentos e histórias do final de semana. Rapidamente o antes predominante silêncio, próprio da sala vazia, é substituído por agito. O professor aproveita o clima e estabelece uma série de interações com os estudantes. Em meio à conversa ouve-se uma batida na porta. É o último estudante que ainda faltava. Aquele mesmo que há pouco apressava o passo para tentar chegar a tempo do início da aula. “Mestre, posso entrar?”, pergunta ele respeitosamente e confiante da anuência do professor. O professor confirma com a cabeça e aponta o assento livre ao qual ele deveria se dirigir. Enquanto o aluno se acomoda o professor dá uma última olhada no relógio e percebe que já era hora de começar a lição do dia. 

A cena anteriormente narrada parece completamente comum, ordinária, nada muito diferente daquilo que poderíamos ver hoje em dia, não é mesmo? Imagine, no entanto, se essa mesma situação se passasse no século XIX e que o professor em questão fosse uma pessoa negra, enquanto todos os alunos fossem, tal como ele, igualmente negros e, em alguns casos, até mesmo filhos de escravos. Tal descrição muda totalmente a nossa percepção, colocando-nos diante de um cenário, a princípio, inimaginável.

Properties

AuthorHigor Figueira Ferreira
Pages15
CategoryHistory

Iconography

SlideSlideSlideSlideSlide